Procurando algo?

28/01/2013

Por que as pessoas praticam bullying?


Se você já ficou abalado por que te apelidaram de algo quando você estava na escola, saiba que não foi o único, na verdade o bullying sempre existiu, sempre existe e sempre existirá em todo o mundo.
Mas por que as pessoas fazem isso? Por que xingar ou apelidar um colega que você mal conhece dentro da escola?

A resposta é: no mundo todo, existem pessoas que precisam se auto afirmar. Pessoas que precisam passar por cima dos outros pra se sentirem melhor. Pessoas que não tem auto-estima suficiente, e que de forma indireta tentam "sugar" a pouca auto-estima que outras pessoas tem, desde crianças.
Essas pessoas tentam ser engraçadas, ficarem com fama de bacanas e serem bem aceitas dentro do espaço escolar. Mas, o espaço escolar não será o espaço definitivo de ninguém. Um dia essas crianças e adolescentes irão começar uma faculdade e estudar para achar um bom emprego (nós esperemos!).

Dentre todas as pessoas que conheci, todas aquelas que sofreram de bullying na escola cresceram, mudaram, amadureceram, acharam um amor, ou passaram no vestibular e se "decidiram" melhor na vida, agindo de forma mais responsável e inteligente. De certa forma, se deram melhor do que os outros que ficaram debochando dos colegas na escola (que acabaram tendo problemas com drogas, uma vida vazia ou um futuro profissional indesejável).

E por que quem pratica bullying ficou pra trás? Por que quem precisa rebaixar os outros para aumentar a sua auto-estima, não tem noções de respeito e possui menos chances de se dar melhor no amor, nas amizades, no vestibular, em uma faculdade ou em uma carreira profissional.
E quem sofreu de bullying geralmente se preocupa mais com sí mesmo, cuida da própria vida e se dedica a aquilo que gosta (e não a agradar os outros, fazendo-os rir para ter fama de legalzão).
Por isso, se você praticou bullying quando menor e está lendo isso, peça desculpas a quem agrediu (verbalmente ou fisicamente), e se você foi uma das pessoas que foi excluida na escola, lembre-se: quando você crescer, aquele menino (ou menina) ficará feio e burro, e vai olhar pra você pensar: nossa, como ela mudou! Que bonita!
O mundo dá muitas voltas gente...

5 comentários:

  1. Bullying é uma coisa super idiota. Não sei como surgiu, e muito menos o porque. Na decada de 70 não era considerado crime, para as pessoas dessa decada era uma coisa necessária para o amadurecimento dos jovens e crianças ¬¬' que podre. Apresentei um trabalho sobre isso ano passado.
    http://the-paradiise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O bullying está no ser humano. O Homem tem a necessidade de "dominar". As pessoas mais primitivas não conseguem controlar esse extinto.
    Pelo menos quem sofre bullying aprende desde cedo a lhe dar com o mundo.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Seu blog é demais! Já li quase toda às postagens e posso afirmar: Sua escrita é maravilhosa! Sem contar que seu jeito de pensar está me ajudando muito - muito mesmo - a entender os porquês que passam pela minha cabeça: Desde o mais simples, ao mais complicado. unca deixe de escrever. Seja na internet - o que prefiro, pois quero sempre acompanhar esse pensamentos manuscritos; ou em uma folha consigo mesmo.

    Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Romulo!
      Fico muito feliz quando leio comentários como o seu.
      Obrigada mesmo.
      Volte sempre no 7CDM.
      Beijos

      Excluir

Quem escreve?

Uma professora de inglês e futura estudante de Letras na UFSC. Chama-se Martina Domingues, tem 22 anos e nasceu em Florianópolis - SC. Viajada, aventureira e blogueira nas horas vagas. Ama música, adora decorar a casa e também gosta muito de escrever. É na madrugada que ela geralmente vem aqui para escrever sobre qualquer coisa ou compartilhar o que acha pela internet com vocês.