Procurando algo?

30/03/2013

Faculdade particular x Faculdade publica


Acho até engraçado quando as pessoas comparam a faculdade pública com a particular, como se existissem enormes e inúmeras diferenças. Tem gente que diz que na faculdade particular só tem playboy e patricinha...

Bem, eu estudo em faculdade particular, e quase todos os meus amigos também...
Alguns por que conseguiram uma bolsa, outros por que financiam,
outros por que trabalham, e outros por que os pais trabalham muito pra ter condições de pagar.

Outras coisas que as pessoas dizem é que a faculdade pública sempre vai ser melhor do que a particular. As matérias são as mesmas! Os professores também são recrutados a dedo, todos com muitos anos de experiência em sala de aula. Nem todos portam um currículo com doutorado ou mestrado, mas será que é somente isso que realmente importa na hora de ensinar e discutir?

Um serviço privado busca sempre a melhoria e a satisfação dos clientes, para não perde-los para a concorrência (sim, tá cheio das unis por aí). Faculdade pública vive de greve e os professores tratam os alunos da forma que lhes convém. Ninguém vai perder o emprego mesmo né.

E quem é o maior responsável pela aprendizagem: o professor ou o aluno com seu esforço, concentração e busca do conhecimento?! Será que não é certa aquela frase "é o aluno que se forma"?!
Será que existe um certo preconceito contra as universidades particulares no Brasil?!
Será que as pessoas não estão dando apenas mais um rótulo a uma realidade que elas desconhecem?!
Pense nisso.

2 comentários:

  1. Também acho a mesma coisa. Mas quem mais diz isso são alunos das publicas, acho que falam isso por que deu muito trabalho para entrarem e querem se vangloriar por algo.

    ResponderExcluir
  2. As vezes eu acho até o contrário sabia? Que a faculdade particular dependendo do caso acaba sendo melhor porque tem muita federal por ai que tá seeempre de greve, laboratórios péssimos, professores faltando e não tem com quem você reclamar. bjs atravesdosespelhos.wordpress.com

    ResponderExcluir

Quem escreve?

Uma professora de inglês e futura estudante de Letras na UFSC. Chama-se Martina Domingues, tem 22 anos e nasceu em Florianópolis - SC. Viajada, aventureira e blogueira nas horas vagas. Ama música, adora decorar a casa e também gosta muito de escrever. É na madrugada que ela geralmente vem aqui para escrever sobre qualquer coisa ou compartilhar o que acha pela internet com vocês.