Procurando algo?

16/09/2014

Faculdade: que curso escolher?

Antes de tudo quero informar vocês que apenas 13% da população brasileira tem acesso ao ensino superior. Por isso, temos que valorizar a chance de estar numa faculdade e não desperdiçar o nosso tempo cursando algo que não tem nada a ver com a gente.

No começo eu estava em dúvida entre moda e psicologia. De uma coisa eu tenho certeza: a faculdade é totalmente diferente da atuação no trabalho. A faculdade dura cerca de 4 anos, e o trabalho dura a vida inteira. Então temos que pensar no futuro.

 Agora pergunte-se:

- Como você se imagina no futuro?
- Onde você se imagina trabalhando no futuro?
- Existe chances dos seus pais ou familiares te auxiliarem na carreira (por que são da mesma área ou por que têm contatos)?
- Qual é a média salarial que você espera?

O Google pode te informar qual é a média salarial de todas as profissões, mas somente o seu desempenho e persistência podem definir qual será o seu salário no futuro.
Se você escolhe um curso que gosta, há mais chances de você ter melhor desempenho e persistência, no entanto, vale lembrar que tudo fica muito mais fácil com o famoso QI (quem indica).

Algumas faculdades e cursos vão te permitir trabalhar para prefeitura, outras para empresas privadas, outras de forma autônoma.... Algumas faculdades podem te proporcionar mais opções, outras menos.... E a concorrência varia, dependendo da cidade e da região. Pesquise bastante e veja o que combina mais com você!

Coisas que você precisa saber antes de começar uma faculdade

- Informe-se sobre todas as disciplinas do curso para que haja bastante informação sobre o que você vai estudar durante longos anos;

- Converse com profissionais desta área e pergunte a eles quais são os desafios da profissão exercida;

- Escute os mais velhos e os mais novos também. Mas siga o seu coração. O que é melhor: uma vida simples mas feliz, fazendo aquilo que gostamos ou uma vida extremamente estressante com dinheiro? É provável que o dinheiro seja gasto com médico para poder recuperar a saúde futuramente.

- Assista documentários no youtube que falam sobre as profissões;

20 comentários:

  1. Eu quero ser web designer,de repente dá pra trabalhar por conta,muitas bloguewiras estão entrando no mercado

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post vai ajudar muito a muita gente
    http://www.youtube.com/user/lorypvaz

    ResponderExcluir
  3. Que post completo! Super informativo!

    http://eucurtoliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Muito legal seu post, esses dias atrás também fiz um falando e adoro ler sobre! Beijos e parabéns, seu blog é lindo *-*

    www.pqnsdetalhes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa amei seu post, ficou bem completo, acho que pode ajudar muita gente gostei bastante do seu post e provavelmente vou indicar como melhores posts da semana na sexta-feira no meu blog bjs : ) bjs http://atravesdosespelhos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Super explicativo o post. Vai me ajudar muito, estou em ano de vestibular e ainda tenho muita dúvida no que devo escolher.
    Grande beijo

    www.docesresenhas.com.br

    ResponderExcluir
  7. Muito bom seu post , eu vou fazer o ENEM ano que vem mas ja quero estar pensando no que cursar depois .

    Ainda não decidi , mas até la ja tenho em mente o que ser !

    ResponderExcluir
  8. faço farmácia. não é um curso nem um pouco fácil e definitivamente, e ta muito longe de ser o q eu espera qdo entrei. Acho q todos cursos sao diferentes do q nos esperamos, principalmente da ideia de que não teremos que estudar materias q não gostavamos no ensino medio ( hahahaah doce ilusao). Mas como escolhi minha faculdade pensando no que queria trabalhar no futuro não me arrependo em nada e sigo em frente, firme e forte, mesmo sendo dificil! Acho q a escolha é bem por ai como vc listou mesmo, é uma decisao dificil ,importante e rola muiiita pressão!

    ResponderExcluir
  9. Existe muita coisa a ser levada em consideração na hora de escolher um curso, não é apenas gostar. aprecisa ter uma visão de como é o mercado nessa área, vc pode amar a profissão, mas se ela não te trouxer estabilidade, um bom salario e se a área estiver saturada, fica complicado.

    www.alinefranca.com

    ResponderExcluir
  10. Seu post me ajudar muito, pois estou indecisa em qual faculdade escolher.
    Adorei Beijos.

    http://princesaaos23.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Já passei por muitas etapas -* Mudei muito e agora vou ser publicitária ♥

    ResponderExcluir
  12. Até o último ano do colégio, queria medicina. Ai, enlouqueci resolvi q não queria mais isso. Não era pra mim, ponto. Resolvi por engenharia ou matemática pq me dava bem com os numeros. Não demorei nem dois meses nessa decisão. E, sim, no meu último ano. Louca, né? Qd sai do colégio, fui fazer webdesigner. O curso, de 2 anos e meio, nem cheguei a concluir. Sai quase na metade. E fui pra minha verdadeira paixão: o jornalismo.

    Não me arrependi da escolha muito menos da demora (entre sair do colégio e começar o curso foram 3 anos e meio.) da decisão. Sabe pq? Pq pra escolher tem q ter amadurecimento. E eu não tinha aos 18.
    É mt dificil escolher e a pressão que a sociedade poe na mente de um adolescente. 'Não, TEM q escolher a profissão LOGO!"
    Se dá certo? Para alguns sim. Para outros não. E vemos adultos frustrados.

    Que bom que vc se decidiu 'rapido' e sorte na profissão.
    Beijos.

    www.entrenosoblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. me fazia essas perguntas no ensino médio e agora estou fazendo algo que jamais imaginei fazer, estou gostando mas nao é o que imaginava p mim, minha cidade nao ajuda mt tambem é complicado.
    http://thingsdafernanda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Estou há um tempo analisando tudo, mas toodos os testes vocacionais que faço dão Publicidade, e essa é uma das que eu gostaria de fazer, provável que será.
    www.hicultura.com

    ResponderExcluir
  15. Nossa eu me lembro quando eu estava com essa dúvida. E na verdade isso não melhora não...no meu caso eu quero fazer de tudo um pouco, amo estudar e acho que com 60 anos vou estar estudando. Uma dica pra quem está começando agora, faça algo que dê dinheiro e que você se simpatiza um pouco, pois fazer uma faculdade só por fazer nãooo dá. Ai você acaba trancando e perdendo tempo ;)

    ResponderExcluir
  16. Olha, é muito difícil escolher qual curso seguir. Eu sempre quis Comunicação Social, fiz o ENEM e na "hora H" mudei e comecei a fazer Letras. Agora estou no 5º período da faculdade, super arrependida e ansiosa pra acabar logo para enfim eu cursar Comunicação rs.

    http://www.mayaravieira.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu parei a faculdade faltando um semestre (posterguei o abandono). "Escolhi" Design de Moda, e embora eu ame processo criativo e estudar identidade visual e historia da moda, me arrependi imensamente de ter me matriculado. Talvez eu me arrependeria em qualquer outro curso. O custo/benefício não compensa. E sinceramente, eu nunca recomendo Moda quando alguém me pergunta, a não ser que a pessoa tenha dinheiro ou QI (quem indica). Mas né.. vai do sonho e vontade de cada um. :) Agora tenho que pensar o que farei quando o período de trancamento passar. Se termino por terminar, se migro pra outro curso, se invisto em outro tipo de formação acadêmica, etc.
    Boa sorte pra quem tá entrando nesse mundo, ou o enfrentando.

    ResponderExcluir
  18. Muito bom seu post, troquei os estudos para ser mãe,
    hoje me arrependo pois dava para fazer os dois, ainda da mas falta coragem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Bacana o post, já quis fazer muitas coisas. kkk
    Psicologia, Moda, Estética. Não sei se ainda quero ir a faculdade, mas este post pode ajudar quem está precisando se decidir.
    Bjão

    www.blogdajeu.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi, eu acabei optando por administração de empresas, mas a grade que me apaixonei foi a de Publicidade e Propaganda, mas o mercado de trabalho eh muito complexo.

    ResponderExcluir

Quem escreve?

Professora, tradutora e micro empresária da UP Língua Inglesa. Chama-se Martina Domingues, tem 23 anos e nasceu em Florianópolis - SC. Viajada, aventureira e blogueira nas horas vagas. Ama música, adora decorar a casa e também gosta muito de escrever. É na madrugada que ela geralmente vem aqui para escrever sobre qualquer coisa ou compartilhar o que acha pela internet com vocês.