Procurando algo?

05/09/2014

Por que eu tenho que ler?

Acredito que muitas pessoas - as quais não tem o hábito de ler todos os dias - não param para pensar nos motivos pelos quais elas deveriam o ter.
Todas as noites antes de dormir, desde criança, eu me deito na cama e abro um livro. É o tempo em que eu tenho o silêncio da noite para mim, para a minha imaginação e para o meu poder de raciocínio.

"Ler é mergulhar nas profundezas da nossa própria imaginação, e entrar em contato com outras realidades. É viajar pelo mundo e pela história, dentro de nós mesmos. É acreditar no poder das palavras e no nosso intelectualismo. É descobrir-se como parte de um outro mundo." Martina Domingues.

E pensando sobre a pergunta acima, preparei esta lista que responde a sua pergunta: "Por que eu tenho que ler?"

  • Por que ler nos tras conhecimento
  • Por que ler melhora a nossa gramática
  • Por que ler nos torna pessoas mais inteligentes, reflexivas e criativas
  • Por que ler nos tira do tédio (especialmente em viagens ou no trânsito do dia-a-dia)
  • Por que ler é um hábito que treina o foco, a paciência, a memória e o raciocínio
  • Por que ler é um entretenimento saudável e que não necessita companhia

Tá, e como eu faço para adquirir o hábito da leitura?

Assim como qualquer hábito: aos poucos e com dicas. Sim! Pergunte aos que já possuem o hábito de ler qual livro essas pessoas recomendam. Se você assim como eu não consegue focar com facilidade ao ler, comece escolhendo um livro que seja totalmente de seu interesse. Saiba que, quase todos os livros começam meio chatinhos e acabam emocionantes. Por isso, treine a sua paciência aos poucos.



E você? Por que acha que ler é importante?

2 comentários:

  1. Super concordo com vc! Leitura é vida, rs. Se todas as pessoas tivessem o hábito de ler, tenho certeza que seríamos um país melhor, com pessoas mais inteligentes e com nível cultural mais elevado.E nessa época de eleição, pessoas inteligentes não é nada mal, né?! rs. E, de quebra, teríamos muito menos "comcerteza e commigo" nas redes sociais! hahaha

    Beijos e fica com Deus!

    http://breakfeminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Martina,

    Porque eu acho que ler é importante ? Muito simples.

    Ler, strito sensu, é ter a capacidade de conseguir decifrar o alfabeto de uma inscrição ou fonte escrita (em papel ou outro suporte) e sabe-lo interpretar corretamente. Mas, para se ter essa capacidade é necessário adquiri-la, ou seja, aprender a ler, porque o ser humano é analfabeto por natureza. E para que essa aprendizagem, que por vezes demora longos anos, no final de algum tempo não esmoreça ou desapareça, precisamos de ter hábitos de leitura. Este é o primeiro e óbvio motivo porque ler é importante.

    O segundo motivo, está relacionado com a forma e o conteudo daquilo que se lê. Se aquilo que lermos estiver bem redigido, o pensamento apresentar-se bem estruturado, então ler é importante porque pode servir-nos de exemplo para melhorarmos a nossa escrita. Por sua vez, se o conteudo daquilo que lermos nos fôr util para o nosso bem estar, para a melhoria das nossas decisões diárias, para a nossa educação e evolução profissional, então ler é importante porque constitui uma ferramenta que nos dá qualidade de vida e uma vantagem competitiva sobre todos os outros que não a têm.

    Abraços,

    P.S. Sugestões para ti que acreditas numa historia de superação da escravidão africana nas américas.

    https://www.youtube.com/watch?v=hVMR4wJ-t9w

    https://www.youtube.com/watch?v=BUL4miWzYpo

    https://www.youtube.com/watch?v=F9909mizEu4

    https://www.youtube.com/watch?v=K7xR7vv48SA

    ResponderExcluir

Quem escreve?

Uma professora de inglês e futura estudante de Letras na UFSC. Chama-se Martina Domingues, tem 22 anos e nasceu em Florianópolis - SC. Viajada, aventureira e blogueira nas horas vagas. Ama música, adora decorar a casa e também gosta muito de escrever. É na madrugada que ela geralmente vem aqui para escrever sobre qualquer coisa ou compartilhar o que acha pela internet com vocês.