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13/05/2015

Emagrecer: uma questão de matemática

De uma coisa tenho certeza: ninguém chega a lugar nenhum se não pesquisar e se não se manter informado.
E emagrecimento eficaz, saudável e estável é um tema que também necessita conhecimento.
Muitas pessoas não sabem, mas existe uma lógica matemática por trás do emagrecimento. É mais ou menos assim: nós gastamos cerca de 2.000 calorias diariamente dependendo do nosso sexo, peso, altura, idade e estilo de vida.

Exemplo:

Um indivíduo de 50 anos, sexo feminino, 1.60m de altura e 100 quilos gasta, em média, 1700 calorias (kcal) por dia apenas com o funcionamento basal do seu organismo. Se esta pessoa for sedentária, as pequenas atividades do dia a dia elevam esta queima para aproximadamente 2000 kcal por dia. Se a paciente mantiver o baixo nível de atividade física e consumir 2000 calorias por dia, ela manterá seu peso estável ao longo do tempo. Se consumir mais do que 2000 calorias diárias, ela irá continuar engordando. Portanto, se esta paciente quiser emagrecer pelo menos meio quilo por semana, ela deve ingerir no máximo 1500 calorias por dia (500 Kcal a menos que seu gasto diário).
Uma opção ainda melhor do que apenas restringir a dieta, é aumentar o seu gasto calórico diário, iniciando atividades físicas.

Na teoria tudo realmente parece mais fácil. Porém, as coisas são assim tão simples. Um fator que dificulta a manutenção do peso perdido é o fato de que ao emagrecer, o nosso gasto de calorias em repouso também diminui. Pessoas mais magras queimam menos calorias basais que pessoas mais gordas, pois um corpo menor demanda menos gasto calórico para ser mantido. A paciente sedentária do nosso exemplo acima queima por dia mais ou menos 2000 calorias enquanto pesa 100 kg.

Se ela fizer uma excelente dieta e após uns 5 meses conseguir emagrecer até 85 kg, o seu gasto diário basal de calorias cairá para 1800 kcal. Ou seja, para continuar emagrecendo 0,5 kg por semana, ela precisaria comer ainda menos calorias, reduzindo a ingestão para cerca de 1300 kcal/dia. Pessoas sedentárias precisam comer cada vez menos calorias para que o processo de emagrecimento não pare no meio do caminho. É por isso que perder peso inicialmente é mais fácil. Os primeiros quilinhos vão embora de forma relativamente fácil.

O problema é continuar a perder peso a longo prazo. Mas há uma solução, se a mesma paciente sedentária que com 100 kg gastava 2000 calorias por dia, e agora com 85 kg gasta 1800 kcal, começar a praticar exercícios 3x por semana, o seu gasto calórico diário saltará para 2300 calorias/dia, fazendo com que a dieta de 1500 kcal continue a fornecer um déficit calórico de 700 kcal, que é mais que suficiente para manter a perda de cerca de 500 gramas por semana. Portanto, é muito mais fácil emagrecer aumentando o seu gasto diário de calorias através de exercícios físicos do que simplesmente mantendo hábitos sedentários através de qualquer dieta para emagrecer. O gasto calórico não ocorre somente durante os exercícios físicos. Com o passar do tempo, o seu metabolismo vai acelerar, e mesmo em repouso você queimará mais calorias.

Logo, concluimos que para emagrecer de forma eficaz, saudável, estável e sem esforçar-se demasiadamente - que pode levar a uma desistência da dieta - devemos seguir estas dicas:
  • Antes de alimentar-se, observar quantas calorias há no alimento através da sua embalagem para controlar o número de calorias ingeridas do dia;
  • Exercitar-se diariamente pelo menos 30min (pode ser com uma caminhada ou praticando uma atividade de lazer que você goste de realizar);
  • Ler tabelas com informações sobre os gastos calóricos de diversas atividades que você possa realizar para poder controlar o seu gasto calórico diário;
  • Transformar a dieta num estilo de vida e se juntar com as amigas para realizar hábitos saudáveis como caminhar, correr, comer frutas à tarde para emagrecer de forma divertida e saudável;

E por que as dietas radicais não funcionam?

Nosso corpo armazena gordura de forma eficiente para se defender da fome. Ao começar a fazer uma dieta radical o nosso corpo entra em pane. Com isso o ele entra em estado de alerta e o nosso metabolismo fica reduzido ainda mais e o corpo armazena muito mais gordura.

Para o organismo um alerta se inicia. Internamente a ordem é dada, e então… braços e pernas flácidos, barriga, papada e qualquer outra reserva de gordura é criada para garantir que seu corpo não morra de fome. Assim o excesso de calorias é armazenado como gordura. Essas restrições severas de calorias são formas de fazer com que seu metabolismo caia acentuadamente. Se você já fez tais tipos dietas radicais ou da moda que surgem por aí por um longo período de tempo e não se exercitou então provavelmente seu metabolismo foi afetado.

Dietas desse tipo queimam massa muscular e quanto menos massa muscular você tem, menos calorias o seu corpo queima e o seu metabolismo se torna mais lento. Assim você não tem mais como queimar calorias para manter o seu peso atual e se você consumir mais calorias seu corpo vai armazená-la como gordura… na barriga. Quando você volta ao seu peso normal, e você volta se já fez dietas radicais, seu corpo estará mais propenso a acumular gordura, e menos massa muscular.


E falando sobre metabolismo, o que acelera ele?

  • Cereais integrais;
  • Temperos;
  • Cha verde e cha mate;
  • Maçã;
  • Brocolis;
  • Limão;
  • Carnes magras;
  • Iogurte (de baixa caloria);

Fonte: http://www.mdsaude.com/2011/09/calorias-para-emagrecer.html
http://virtualmarketingpro.com/blog/ricardorangel/porque-dietas-radicais-nao-funcionam
http://emagrecimentourgente.com/7-alimentos-que-aceleram-o-metabolismo-naturalmente
http://medidasperfeitas.com.br/alimentos-que-aceleram-o-metabolismo
http://emagrecimentourgente.com/7-alimentos-que-aceleram-o-metabolismo-naturalmente

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Quem escreve?

Uma professora de inglês e futura estudante de Letras na UFSC. Chama-se Martina Domingues, tem 22 anos e nasceu em Florianópolis - SC. Viajada, aventureira e blogueira nas horas vagas. Ama música, adora decorar a casa e também gosta muito de escrever. É na madrugada que ela geralmente vem aqui para escrever sobre qualquer coisa ou compartilhar o que acha pela internet com vocês.