Procurando algo?

18/03/2013

Top 7 erros mais comuns na maquiagem e como corrigi-los

Todo mundo conhece aquela pessoa que não sabe passar maquiagem direito (exatamente como eu era no passado, rs). É aquela pessoa que todo mundo sabe que ela passou de tudo na cara: blush, sombra, base e pó.
Mas afinal, quais são os erros mais comuns na maquiagem, por que eles acontecem e como corrigi-los? É isso que eu vou tentar explicar a vocês hoje aqui no blog.


Antes de começar a ler o post, confira esta imagem com todos os pincéis e suas utilidades


Preste atenção em cada particularidade dos pincéis que são semelhantes. Não compre o pincel errado!

Agora que você já conhece todos os pincéis principais da maquiagem, vamos aos 7 erros mais comuns das mulheres na hora de passar a maquiagem: 

1. Passar blush de mais


Muitas pessoas não sabem como utilizar o blush, nem aplicá-lo no roso e principalmente: não sabem qual tom usar e nem quanto usar.
Se o blush for muito rosado (ou de cor que aparenta ser artificial), passe menos. Se for um blush mais discreto, passe mais. Para passar blush você deve aplicar um pouco do produto perto das orelhas (em cima daquele ossinho das maçãs do rosto), e depois utilizar o pincel, fazendo círculos e sempre "puxando" o blush para cima e não para baixo. 

A Sandy, por exemplo, usou bastante blush mas acertou no tom. Esse tom na pele dela fica super natural - até parece que ela voltou da praia! Isso permitiu ela usar bastante. Mas ao passar blush, tenha sempre cuidado para não exagerar.



2. Usar base do tom errado para a sua pele


Na foto todo mundo percebe que a moça usou uma base muito clara para a pele dela. O problema da base é que quando vamos comprá-la na loja eles nem sempre possuem o nosso tom. Outras vezes nós nem sabemos qual é o nosso tom! E no verão, bronzeamos e a base precisa ser trocada também! Vou tentar ajudá-los a descobrir qual é o tom de vocês, prestem atenção:



Para descobrir a base ideal para você aplique um pouco de cada base que você encontrar na loja no seu pulso ou no seu rosto para descobrir qual é o seu tom (como mostra na foto). E acredite: um tom um pouco mais claro ou um pouco mais escuro faz uma grande diferença na sua maquiagem!

A base deve ser utilizada especialmente ao redor dos olhos, em cima das olheiras, no nariz e nas bochechas. Passe pouca base no queixo e na testa (até por que as imperfeições do rosto não ficam nessas areas). 


3. Usar o corretivo do tom errado para a sua pele

Voltem para a foto da Demi Lovato e percebam que em baixo dos olhos dela e nas bochechas também foi passado um corretivo muito claro para o tom da pele dela. Eu acredito que isso seja corretivo (por que você não encontra bases assim tão claras) mas posso estar errada também. 

O corretivo é sempre diferente da cor da base, em um tom geralmente um pouco mais escuro e deve ser passado ao redor dos olhos, nas olheiras e em cima de imperfeições como espinhas ou cicatrizes. Para aplicar o corretivo utilize um pincel bem fininho, e em movimentos ondulares espalhe o corretivo ao redor dos olhos, sobre as olheiras (não se esqueça de passar um pouco em cima e do lado também). 


Como mostra na foto, existem vários tons (corretivo não é como a base, você pode inclusive varia-los, lembrando que cores mais claras destacam mais os olhos). O ideal seria tentar cada cor e ver qual fica mais natural na sua pele.

4. Usar muita sombra


Gente, eu sei que maquiagem bem colorida fica muito bacana para o carnaval e festa a fantasia. Mas acreditem, nenhum homem (e às vezes nem mulher) gosta disso no dia a dia, justamente por que não destaca a sua beleza, apenas chama a atenção da sombra e não dos seus olhos. 

A maquiagem serve para te tornar mais bonita, com cara de modelo ou atriz, e não com a cara colorida igual um palhaço.

Você pode usar até 3 tons de sombra que combinem.
A sombra pode ser aplicada de várias maneiras, usando diversas cores e tons, e sempre deve ser bem esfumada em círculos com o pincel apropriado. A sombra branca geralmente fica em baixo da sobrancelha. Aqui estão alguns exemplos e sugestões de sombras pra você.




5. Passar muito pó ou usar o pó de um tom mais escuro

O pó pode ser de um tom um pouco mais escuro do que a sua pele e deve ser passado com batidas  (com aquela esponjinha que vem junto com ele quando você compra ou com o pincel maior de todos do kit), sendo bem esfumado em direção as orelhas, sempre em circulos e para cima, nunca para baixo. Muito cuidado para não passar muito pó, como a menina da foto abaixo fez (repare no pescoço dela)


6. Maquiar mal a sobrancelha que nem precisa ser maquiada



Preciso falar mais alguma coisa? rs. Não maquie a sua sobrancelha de forma exagerada ou superficial. Respeite o formato das suas sobrancelhas e também a coloração. Muito cuidado com os esteticistas! Nem todos são bons profissionais. Eu apenas maquio as minhas sobrancelhas nas pontas, e fica assim:



7. Fazer combinações nada a ver

Se você já passou uma sombra roxa que chama atenção, pra que usar um batom roxo, vermelho ou rosa que também vão chamar muita atenção? 



Amei as sombras e os batons das meninas acima, mas juntos, eles não combinam e realmente, só ficam bem no Halloween. 

Gente, espero que vocês sigam as minhas dicas. Obrigada a quem leu o post até o fim.
Até mais. Beijos


6 comentários:

  1. Dicas muito boas! (embora eu não seja de usar maquiagem... além do rímel e um gloss de vez em quando...) Vou salvar estas dicas para quando quiser uma produção mais caprichada.


    http://devaneiosedesvarios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana o post, me diverti com esses erros.
    Beijos =]
    Visitem: http://blogdafrancoise.com

    ResponderExcluir
  3. Não concordo com algumas coisas , sou maquiadora profissional e hoje em dia se pode usar olho tudo boca tudo sem nenhum problema, no caso tem que saber usar, e sobre a sobrancelha, os lápis universal para sobrancelhas é para esconder falhas na sobrancelha , o modo de passar e ficar o mais natural possivel. isso vai do jeito que cada um usa !!

    adorei o post !!

    beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Obrigada por compartilhar a sua opinião e a sua crítica.
      Volte sempre,

      Martina

      Excluir
  4. Todas as dicas são bacanas e super válidas! Só o esfumaçado que está errado , o certo é esfumado. Enfim, espero que as pessoas leiam este post, e se atentem principalmente na escolha da base.
    Uma outra dica: base com filtro solar na composição reflete em luzes claras e flashes, por isso cuidado pára não parecer fantasma nas fotos.
    Bjs

    ResponderExcluir